Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Teve início Fórum de pesquisa em Linguagem
Teve início Fórum de pesquisa em Linguagem
30/07/2007 13:02:01
por Coordenadoria de Comunicação Social
Abertura oficial do Fórum de Pesquisa em Linguagem, realizado em Cáceres
Abertura oficial do Fórum de Pesquisa em Linguagem, realizado em Cáceres

Teve início hoje pela manhã (30.07) o Fórum de Pesquisa em Linguagem que se estenderá até amanhã, no Museu da Unemat em Cáceres. O evento promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem (Cepel) tem por objetivo dar continuidade às ações rumo a implementação do Mestrado em Linguagem.

Na abertura do evento, o Reitor da Unemat Taisir Karim, lembrou que a Unemat começou suas atividades há 29 anos com a implantação do curso de Letras em Cáceres. “Hoje trabalhamos para consolidar cada vez mais nosso trabalho e inserir a Universidade no cenário nacional”. Nesse sentido, ressaltou a importância de grupos de pesquisa fortes. “Esperamos ter, no final deste evento, a proposta do mestrado institucional em Linguagem”, disse.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva, afirmou que a instituição une esforços para que diferentes projetos sejam aceitos. “No último edital a Unemat submeteu cinco propostas de novos cursos de mestrados à Capes, em diferentes áreas do conhecimento. Destas, uma foi aprovada”. De acordo com resultado divulgado na última semana “Biologia e Conservação” será o novo mestrado da Unemat, ofertado em Nova Xavantina. “Esperamos que a próxima proposta aprovada saia deste grupo”, completou.

O Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Antônio Carlos Camacho, reafirmou que a instituição ouve as demandas das Universidades. “Dentro do possível, procuramos atender todas a reivindicações. Até o ano passado, a Fundação disponibilizava mais bolsas do que a Unemat demandava. Agora, com aumento da qualificação, essa oferta não é mais suficiente para suprir toda a necessidade. Isso mostra como a Unemat está crescendo”, afirmou.

Programação:

Após abertura oficial do Fórum, houve mesa redonda com o tema “As pesquisas em linguagem no Brasil e a pós-graduação: desafios e perspectivas”, com as consultoras Dra. Mariza Vieira (UCB), Tania Clemente de Souza (UERJ), Dra. Monica Zoppi e Dra. Silvana Serrani (ambas da Unicamp)

À tarde está prevista reuniões por Grupos de Tabalhos (GTs), divididos de acordo com as áreas temáticas, que são: “Instituição, escrita e subjetividade”, “Linguagem e fronteira”, “Linguagem e diversidade lingüística”, “Estudos lingüísticos e povos indígenas” e “Linguagem e tecnologia”. Amanhã (31.07), haverá socialização dos encaminhamentos tomados pelos Grupos de Trabalho e assinatura de termo de compromisso.

Participam do evento, pesquisadores de todos os campi onde a Unemat oferta curso de Letras e interessados nas proposições temáticas dos GTs.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 139514
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada